quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Antes e depois do chão dos meus quartos.


Andei a fazer umas novidades para o meu quarto, mas depois apercebi-me que ainda nunca o tinha mostrado aqui no blog, por isso vou mostrar primeiro o chão que foi restaurado.

Quando comprámos a nossa casa, o chão dos quartos estava em MUITO MAU ESTADO. Como iamos remodelar a casa, nem pensámos 2 vezes, e decidimos logo mudar o chão.

O chão é de tacos, que eram muito usados nos anos 80 e 90 (o prédio é de 1989), como já disse, inicialmente pensámos em mudar, mas o empreiteiro disse-nos que apesar do mau aspeto, se fosse afagado e envernizado ficaria bonito (pois apesar dos anos a madeira não estava podre), e realmente foi o que aconteceu.

Apesar eu não ser propriamente apaixonada por chão de tacos, é uma coisa que também não me incomoda, por isso seguimos a indicação do empreiteiro, e decidimos restaurar o chão

Vamos então ver as fotos do antes e depois:

Chão visto de perto (está ali o sapato do meu marido), o chão não tinha só pó e pingos de tinta, o verniz também já era muito escasso, penso que nunca terá sido envernizado, ou sequer tratado desde que o prédio foi construído.

Este é o quarto de hóspedes, não sei porquê, mas o chão estava cheio de manchas de tinta.
Os rodapés que antes eram de cortiça escura (nunca percebi essa moda de pôr rodapé de cortiça a fazer conjunto com o chão de tacos) foram mudados para madeira cor de faia, a mesma cor das portas, que também foram mudadas.

E aqui está a única foto que tenho do chão depois de restaurado, nas fotos não dá para perceber, mas depois de afagado e envernizado o chão ficou mais claro do que antes, além de parecer um espelho, de tão brilhante que ficou

Fala-se muito que os tacos se riscam facilmente, mas já moramos cá há quase 3 anos, e eu tenho um cão em casa, e não vejo o chão nada riscado.

Parte do chão foi levantado para passar fios elétricos para colocar mais 2 tomadas em cada quarto, e voltaram a ser colocados no sítio, mas não se nota nada que foram mexidos. E este chão não é feito com quadrados de madeira, cada quadrado é constituído por 6 ripas finas, que têm de ser aplicadas uma a uma (eu por acaso pensava que já vinha em quadrados grandes, para ser aplicado de forma mais fácil e rápido , só quando os tiraram para passar os fios é que vi que não).....

Então o que acham do antes e depois do meu chão ??

Será que fiz bem em manter o chão, ou será que devia ter mudado ?? 



36 comentários:

  1. Olá Ana eu pessoalmente acho que esse chão é muito bonito, só precisava de ser arranjado. Se fosse a ti não mudava, porque ficou muito lindo.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny, para já não penso mudar, foi como eu disse, apesar de não morrer de amores por este tipo de chão, ele também não me incomoda, e já me habituei a ele.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Olá Ana, imagina vc acertou em cheio, é lindo esse chão e com a renovação do verniz ficou show. Sabe na antiga casa da minha mãe era assim tb os tacos eram colocados um a um, haja paciência né rsrs. Adoreiiii viu, ficou muito lindo e com certeza vai durar muitos anos mais. Bjo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mag, é verdade, era preciso mesmo muita paciência para colocar este chão.
      E espero que realmente ainda dure muitos anos.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Nossa Ana, ficou infinitamente mais lindo, novinho, com muito brilho, esses revestimentos são de muita qualidade, vale a pena reformar, ficam como novos!
    Parabéns bjão

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adri, eu também acho que valeu a pena restaurar o chão, ficou muito bonito.
      Beijos.

      Eliminar
  4. Oi Ana!!

    Ficou mto lindo, eu amei o resultado!! E na minha opinião fez mto bem em manter o piso, mas sou suspeita, pois adoro tacos!! :) Até pensamos em colocar no apê, mas ficaria mto caro!
    No apê dos meus pais, o antigo morador colocou carpete por toda a casa. Minha mãe detestava, então qdo decidiram reformar, aproveitaram e retiraram o carpete. Os tacos foram uma grata surpresa! Estavam estragados tb, tiveram que fazer esse procedimento que vc fez. Lembro que tivemos que dormir na cozinha qdo isso ocorreu! rsrs

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica, o tratamento dos tacos levanta muito pó, felizmente nós ainda não morávamos cá em casa aquando das obras, a casa estava vazia, por isso não sentimos incómodo nenhum. :-)
      Beijos.

      Eliminar
  5. Ana q lindo o seu chão!!! Ótima escolha em reformar, pq deu brilho hein.
    Bjs
    Lardasvirtuosas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janaina, é verdade, como ficou mais claro passou a condizer com a cor das portas novas.
      Beijos.

      Eliminar
  6. Gosto do chão e ainda bem que não mudaste :)
    Bj e bom fim‑de‑semana

    ResponderEliminar
  7. Oi Ana,

    Ficou muito lindo seu chão.

    BJus.

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão bonito que eu se eu fosse você deixava!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, o chão vai ficar por uns bons anos, a não ser que se estrague por algum motivo.
      Beijos.

      Eliminar
  9. Eu manteria Ana, acho muito lindo e seu está perfeito!
    Beijos
    http://casinhadanane.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosane, o empreiteiro disse que ia ficar ótimo, mas confesso que nunca pensei que ficasse tão bom, fiquei mesmo espantada quando vi o chão pronto. :-)
      Beijos.

      Eliminar
  10. Olá ! mulher abençoada....

    Vim fazer uma visita..e acabei ficando !
    seus mimos são lindos, te seguindo
    posso? desejo voltar com calma...amo ler....
    bom final de semana...ABRAÇOS!!!

    ResponderEliminar
  11. Deixa ficou ótimo, esse tipo de piso fica bem
    combina com todos moveis, deixa sim está muito bom

    Deixo um frase pra vc bjusssss

    Quando aperta o coração falo com Deus.
    Meus sussurros, meu silêncio... Somente Deus saberá interpretar.

    Kelly Gomes

    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, obrigado pelo comentário, e também pela frase inspiradora. :-)
      Beijos.

      Eliminar
  12. O piso ficou bonito depois de restaurado, gostei demais.

    Beijos e bom final de semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Acho que ficou lindo, bem brilhante, com cara de piso novo! Agora só você pode dizer se fez bem ou não, pois, só valeria a pena ter mudado um piso que ainda estava em condições de ser recuperado se o valor fosse o mesmo de trocar ou se você já estivesse enjoada dele e de olho em outro. Eu acho taco bonito, combina com tudo.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bijou, eu acho que valeu a pena, mudar ficaria muito mais caro, posso não ser apaixonada por ele, mas também não me incomoda.
      Beijos.

      Eliminar
  14. Olá Ana. Acho que foi a atitude certa, um chão em madeira é para conservar, além de bonito é muito acolhedor, não o trocaria por nenhum dos flutuantes que para aí andam.
    Beijinhos. Ana Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, eu não gosto de chão flutuante, eu sei que está na moda, e que a maioria das pessoas gosta, mas eu não gosto nem por nada, se tivesse mudado seria para colocar mosaico.
      Beijos.

      Eliminar
  15. Ficou outro chão!
    Madeira dá um super charme!
    Sorte que você não mudou!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Nossa, que diferença! Nunca tinha visto esse tipo de chão com os tacos posicionados desse jeito. Ja morei em casa com aqueles tacos retangulares sabe? Mas esse piso é bonito sim, é que a gente está acostumado a ver só piso de porcelanato ou laminado que quando vemos os pisos antigos, estranhamos. Mas eu acho esse piso uma relíquia viu! Agora que está bem cuidado, ficou muito bonito!

    Bjsss

    casadoseagora.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisa, como o chão (apesar do aspeto) estava em bom estado, não valia a pena gastar mais dinheiro para mudar.
      Beijos.

      Eliminar
  17. Olá! Ainda bem que não retirou os tacos!! Estão novamente em voga, e estes ficaram lindissimos. Gostei!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, já andei a pesquisar, e realmente os tacos voltam a estar na moda, por isso os meus quartos estão na moda..... :-)
      Beijos.

      Eliminar

Mensagens populares