quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tábuas de vidro na cozinha.

As tábuas de vidro vieram para dar um novo charme às nossas cozinhas, são bonitas, práticas, e muito mais higiénicas do que as de plástico, ou de madeira que com o passar do tempo acumulam microrganismos nas fissuras provocadas pelas facas.

São produzidas em vidro temperado (o mesmo material de que são feitas as mesas, as cabines de duche, e os fogões de vitrocerâmica ou de indução), são por isso muito resistentes, não se riscam, não mancham e não ganham maus cheiros, não acumulam detritos, e a sua superfície quase sempre rugosa impede que os alimentos escorreguem.

Há muitas pessoas que pensam que como são feitas de vidro é preciso ter muito cuidado com elas, e que partem ao mínimo toque, mas não é verdade, eu posso dizer que ponho panelas a ferver em cima delas sem problema nenhum, pois elas suportam temperaturas até 150º, e podem ser lavadas na máquina (por acaso eu lavo sempre as minhas à mão), mesmo que se partam, elas não estilhaçam, e os vidros resultantes não cortam.

Enfim, por todas estas razões, são utensílios que eu adoro, e por isso mesmo tenho nada mais nada menos que 4 na minha bancada da cozinha, e ainda tenho mais 2 que são bases para panelas. :-)

Cá estão elas:

Tenho 2 grandes iguais, uma de cada lado do lava-loiças, têm framboesas, estas foram um presente que veio da Alemanha.

Cá está a imagem de uma delas de perto, são lindas. :-)

Junto ao fogão tenho uma em forma de morango que comprei na loja Casa. Esta é a mais sacrificada de todas, como está ao lado do fogão ponho muitas vezes as panelas a ferver em cima dela.

E junto ao microondas ainda tenho mais esta, que foi um verdadeiro achado, comprei-a numa daquelas lojinhas que vendem tudo a 1€.

Nessa mesma loja ainda comprei estas 2 que são bases para panelas, são circulares e têm cerca de 20 cm de diâmetro.

As minhas tábuas das framboesas são tão grandes porque era suposto serem usadas para servirem de "tampa" para o meu fogão de vitrocerâmica (como na imagem abaixo), mas eu prefiro tê-las na bancada.

E aqui ficam alguns exemplos de tábuas de vidro que pesquisei no Google.







Gostei muito desta última imagem, já vi várias tábuas giratórias mas nunca comprei, são ideais para levar à mesa com tapas, aperitivos ou fruta.

E aí em casa já alguém se rendeu às tábuas de vidro ?? 

12 comentários:

  1. hmmmmm....esse teu morango ia tão bem com o meu morango Bordalo Pinheiro!!! :)))))
    A minha cozinha também está em tons de vermelho por isso adorei a tua!!
    As minhas de plástico estão em fase terminal e mal seja declarado o óbito serão substituídas por umas de vidro, mas ainda não me decidi pelo padrão ou cor. Como normalmente nunca encontro o que procuro é melhor ir ao sabor do momento :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também queria muito uma terrina em forma de tomate Bordalo Pinheiro, ia ficar tão bem na minha cozinha. :-)
      Se chegares a comprar as tábuas diz o que achas.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Ainda não tenho, mas agora estou convencida :)
    Vou trocar as duas de plastico que tenho por uma de vidro!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celine, bem vinda, compra as tábuas de vidro e vais ver que não te arrependes :-)
      Obrigado pela visita.
      Também vou visitar o teu blog.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Ainda não tenho nehuma dessas, p´reciso urgente, pois as de plásticos são muito nojentas.
    A sua de morango, está linda!!

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sheyla, as tábuas de vidro, além de muito higiénicas, servem também de elemento decorativo, pois são muito bonitas.
      Beijos.

      Eliminar
  4. Oi Ana!
    Aqui em casa também usamos muitas tábuas de corte (já reparou nas fotos da minha cozinha?), uma para vegetais, outra para queijos, outra para carne (e assim vai rs) e realmente, elas ficam cheias de fissuras, feias e como você bem disse, cheias de bactérias! Eu passo frequentemente hipoclorito de sódio, mas mesmo assim sei que não é suficiente.
    Já tinha visto estas tábuas de vidro, mas não comprei por receio de quebrá-las facilmente, mas com seu relato fiquei mais tranquila e vou começar a trocá-las. Inclusive, acho que minha mãe ganhou uma há um tempo e não a utiliza... já sei onde terá uso! rs

    Beijos, adorei o post! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Angélica, então vai lá "roubar" a tábua à tua mãe, vais ver que é muito prática, eu já tenho estas à mais de 2 anos e meio, e estão impecáveis.
      Beijos.

      Eliminar
  5. Hola amiga querida ¡ Yo no tengo pero me dan ganas de tener uno !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica, elas são práticas, higiénicas, e ainda têm a vantagem de enfeitar a cozinha, são só coisas boas. :-)
      Beijos.

      Eliminar
  6. Olá Ana eu gosto muito dessas tábuas e também tenho uma rectangular que comprei no espaço casa. E ando a namorar uma redonda que é rotativa e giríssima para por queijos.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny, eu gosto de tudo o que seja de vidro, ando apaixonada por quadros de vidro para a cozinha e wc que vi na Leroy Merlin, mas é pena serem tão caros. :-(
      Beijos.

      Eliminar

Mensagens populares